segunda-feira, 15 de novembro de 2010

13/07/2005 (Kosovo) – Eu em Kosovo

Peguei o bus de noite (night bus).. adoro fazer isto para guardar o dinheiro de uma noite de hostel. Tudo bem que nesta época eu estava dormindo em estação de trem, usando o site hospitality club (http://www.hospitalityclub.org/), varando a noite em cyber café, acampando em lugares proibidos, etc .... ok .. outras historias !!!
Achei que iria dormir tranquilamente .. Nada !! No meio da noite teve vistoria no ônibus. Ao chegar na ‘fronteira’ de Kosovo tive que mostrar o meu passaporte para alguns soldados que entraram de escopeta dentro do busão !!! Nossa, precisava de tanto?? Enfim .. foi tranquilo.
Cheguei de manhã em Prístina, comecei a andar pela cidade .. não tinha muito o que fazer. Mas era tudo bem tranqüilo mesmo. As pessoas me olhavam esquisito. Acho que eu era a única turista naquele lugar. Será??
Tentei ligar para os meus ‘amigos-soldados-argentinos’. Eles estavam no campo. Deixei mensagem para eles ! “Eu estou aqui !! Aqui em Kosovo !!! uhuuu“ (haha .. ate parece que deixei assim). Tentaria depois. Porém, não sabia o que fazer. Será que eu iria para Prizren? Fui. Ok.Neste lugar achei melhor não pegar carona. Não estava me sentindo muito confiante nesta tarefa. Logo arrumei um ônibus para ir para Prizen. Cidade linda !!!

Prizren: Olha como parece tranquila a cidade!!

Descrição do que eu vi:
- céu azul e sol radiante que iluminava a cidade;
- muito verde;
- rio que cruzava o lugar;
- pessoas com caras felizes;
- pessoas que olhavam para mim (alias acho que 95% das pessoas olhavam para mim!!);
- de cada 3 civis, 2 eram soldados;
- de cada 3 veículos, 2 eram tanques, e alguns eram jipes de guerra;
- placas de perigo;
- arames farpados espalhados pela cidade; ...

Exemplo de placa que eu encontrava andando por Prizren.. hehe
Viu? Tranqüilo !!
Tentei ligar novamente para os meus ‘amigos’. Eles não poderiam me ajudar. Disseram que não tinham permissão para sair naquele dia. Ou seja, eu estava “sozinha” naquele lugar que estava com marcas de guerra em todos os lugares, no meio de soldados com escopetas, atravessando a rua e esperando os tanques passarem. Realmente eu estava em um lugar “errado”.
As pessoas me paravam na rua para falar comigo. “Por que você veio aqui?”, “não existem turistas nesta cidade!”, “até que é seguro aqui” .. E para explicar para as pessoas a minha diarréia mental?? Nem sei o que eu respondia. Acho que eu só sorria para as pessoas e fazia cara de paisagem. Era o melhor a fazer.
Passei o dia inteiro com a mochila nas costas (uns 10kg), aproveitando o visual, visitando alguns museus, andando pelos cantos da cidade ... Nenhuma bomba estourou, nenhuma bala perdida cruzou meu caminho, ... viu? disse que era tranqüilo !!

Tenho mania de sair andando .. depois da placa, tive que parar de andar. 
Deste ponto eu não passava. Rs

Não tinha mais o que fazer por lá. Voltei para Prístina e de lá .. próximo destino: Bósnia e Herzegovina.




terça-feira, 9 de novembro de 2010

Julho/2005 (Kosovo) – Where the hell is Kosovo?

Estava eu em um hostel em algum lugar na Sérvia.. já nem lembro que cidade era. Conheci uns argentinos. Eles eram bem empolgados.Conversa vai conversa vem e descubro que eles estavam de folga do trabalho, trabalho em uma missão pela OTAN. Eles eram soldados argentinos que foram para a Sérvia  com o intuito de promover a paz em Kosovo. Legal !! Missão de paz !!
Ok .. um parágrafo pequeno sobre o lugar: após fazer parte de inúmeros impérios (Romano, Bizantino, Otomano, etc), passar por guerras (a mais recente a Guerra de Kosovo em 1999) e ter governo provisório sob tutela da ONU, em fevereiro de 2008, Kosovo tornou-se independente da Sérvia. Porém, ainda existem paises que não reconhecem sua independência (ex. Rússia).
Pois bem, o meu problema (um dos vários) é que eu adoro escutar conselhos e quanto mais toscos são, mais eu me interesso!! Só pode ser isto!!
Depois de descobrir que eles estavam em missão de paz, perguntei como era o lugar. Resposta: Super legal; devido aos milhares de soldados, era seguro; não era muito turístico, mas bem bonito, bla blá. E mais !! Eu poderia visitá-los no acampamento base lá em Prizren, uma cidade ao sul de Pristina, “capital” de Kosovo!! Bacana!! Estava decido, Angelina iria a Kosovo!!
(ok .. muitos pensaram .. uma anta mesmo, quem vai num acampamento de soldados argentinos no meio do nada?? .. eh .. )
Contei empolgado para o meu amigo Hannes que iria de Belgrado para Prístina ! Até ele se empolgou em conhecer um lugar novo, diferente ! Ele estava decido a ir comigo. Procuramos no google e a primeira mensagem que encontramos foi do tipo “há 7 dias estouraram 2 bombas na capital Prístina”. Fiquei besta! O lugar não estava em paz? Onde estavam os soldados? Que caralho de bombas eram estas???
Sim. Não li nada sobre Kosovo. Não li nada sobre o motivo da paz. Li na hora as primeiras noticias que apareceram na internet. O Hannes olha para minha cara e pergunta se eu ainda queria ir. Óbvio que sim!! Eram só duas bombas sem ninguém ferido !! A população estava somente mostrando o seu descontentamento com a situação política do país. Simples assim.
Ahhannn
=)

Tão óbvia quanto a minha decisão de ir, foi óbvia também a decisão do Hannes de viver. Ele ficou em Belgrado. Peguei o busão para Prístina (Prishtiné).




To be continued ...


domingo, 7 de novembro de 2010

* 01/02/2004 (Nova Zelândia) – MINHA PRIMEIRA CARONA

A viagem estava fantástica até então. Porém, viajar para fora não é algo tão barato assim. O dólar (usd) estava a R$3,00 !! Eu realmente precisaria economizar mais dinheiro. Ficar em albergues (hostels), beber água da torneira, andar horrores, não pegar táxi só busão, escolher os museus e atratividades a serem visitados por grana, era o mínimo que eu tinha fazer. Aliás, eu comia até o resto de comida que a galera do hostel deixava na cozinha (sempre tem uma cestinha, um cantinho que se pode deixar o que você não quer mais: pão, macarrão, cereais, temperos, etc.)
Ou seja, precisaria agora economizar com o transporte. Pegar ônibus de uma cidade para outra sai caro em uma viagem. Ainda mais quando se muda muito de cidades 1-4 dias em cada lugar.
Sai da ilha norte e fui para a ilha sul da Nova Zelândia. A viagem no barco estava prazerosa, o tempo estava lindo, perfeito para eu arrumar uma caroninha lá mesmo dentro do barco (balsa) para sair do porto (ilha sul) e ir para alguma cidade. Falei com um montão de gente (como sempre, falando até com a porta), mas não consegui pedir pela carona. Fiquei com vergonha. Sim, eu, Angelina, com vergonha!!
Saí do barco com a mochila nas costas e com a coragem de colocar o dedão na estrada. Estava tensa. Mega tensa. Sentia tudo gelado dentro de mim. Perguntei para um local qual era a direção para Nelson – Golden Bay (cidade ao noroeste) e onde seria um bom local para eu pegar uma carona. Segui os conselhos e fui. Caminhei uns 400 metros. Senti que demorou uma eternidade o ato de eu levantar o braço direito, colocar a mão na estrada e levantar o dedão. Sim. Consegui. A coragem veio. Ok, a corona não. Após a minha primeira tentativa, tudo ficou mais fácil. Consegui pedir com mais facilidade. Alguns carros pararam, mas eles estavam indo para outro lugar. Depois de uns 5min um moço se juntou a mim, Glenn Evans. Ele perguntou se eu não me importaria de pedir a carona juntos, pois para homens é mais demorado que para mulheres. Óbvio que eu não me importei. Ficamos conversando, inclusive ele me encorajou muito a viajar de carona, não só pelo dinheiro, mas é um estilo de viajar, é um estilo de vida (profundo .. vou escrever sobre as minhas historias de carona depois). Em 5min consegui um carro para nos dois. Fiquei tão feliz !! Foi a minha primeira carona !!

Glenn, tks a lot for appearing in my life, I don’t know if you remember, but the time we met (NZ – 2004) it was the first time I hitchhiked. Now, I am an expert hitchhiker, almost famous for it .. hehe

AGRADECIMENTOS

Ni (meu irmão), você é a pessoa que mais tenho que agradecer por esta minha nova empreitada. Foi você que deu o pontapé para tudo isto acontecer.
Agradeço também todas as pessoas que eu conheci e que eu ainda irei conhecer, pois sem elas este blog não seria uma realidade.
Gostaria de coração que essas pessoas que apareceram na minha vida e que irão aparecer tivessem a oportunidade de saber que elas foram citadas e quão importantes elas são para mim.
Não posso esquecer de falar do meu anjinho da guarda. Sério mesmo, este aí tem um trabalho beeem difícil. Ele já me salvou de cada uma!!
Por último, aproveito para deixar minha homenagem a minha mãe, mulher fantástica que me inspirou a ser forte e a lutar pelo o que eu quero. Sei que você me acompanha em tudo que faço. Sinto muito a sua falta...

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

* Não seguirei a ordem cronológica dos acontecimentos;
* O foco aqui não é escrever bem, e sim, dividir histórias;
* Alguns nomes serão fictícios. 1 porque não lembro de todos os nomes e 2 para não expor algumas pessoas;
* Farei ajustes no que já foi escrito quando necessário;
* Obviamente não escreverei tudo, tem coisas que são proibidas não importa a idade .. hehe.

INÍCIO DE TUDO

Todos nós sabemos que temos ‘defeitos’. Logo, não poderia escapar disto. Porém, o que nunca imaginaria escutar da minha pessoa é: EGOÍSTA. Sim, pasmem. Escutei do meu irmão que sou egoísta. Egoísta por ter tanto a compartilhar, tanta história a contar, tantas pessoas a serem motivadas por elas, mas eu guardo tudo para mim. Naquele momento resisti a essa idéia, mas no fundo é verdade, tenho muito a dividir.
Já escutei diversas pessoas dizendo para eu deveria escrever um livro, inclusive o meu pai. Sempre neguei pelo simples fato que eu escrevo mal. Beeem mal.
No entanto, agora que estive na Chapada dos Veadeiros (feriado de finados), eu senti que eu tenho mesmo que escrever. Senti nestes 3 dias que independente da minha falta de estilo literário, erros gramaticais e péssima estrutura de texto/redação, eu preciso passar para as outras pessoas o que eu já vivi. 
Assim começa este blog .. relatos da minha vida.